Bloomberg Línea — Os casos de uso com ganhos de produtividade decorrentes do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa começam a se tornar mais comuns em diferentes áreas da economia.
No Brasil, um dos desafios é não só desenvolver modelos com IA generativa como fazê-los funcionarem devidamente adaptados à realidade dos negócios no Brasil. Com essa preocupação em mente, a Superlógica, empresa que é uma das maiores do mercado em soluções de tecnologia para moradia, acertou uma parceria de desenvolvimento com um player que está na vanguarda dessa indústria: a OpenAI, do ChatGPT.
“Neste ano aceleramos o uso de inteligência artificial. Mas, no meio do ano, decidimos tomar uma decisão: buscar um foco maior para que a construção de produtos gerasse de fato mais valor tanto para o cliente como melhorasse o trabalho interno. E daí decidimos buscar um parceiro que pudesse fazer a diferença”, disse Ivan Pérez, diretor de Engenharia da Superlógica, em entrevista à Bloomberg Línea.
Leia mais: Na corrida pelo super app, esta empresa avança de olho em mercado de R$ 35 bi
Segundo ele, a parceria deve permitir que os clientes utilizem o poder de IA generativa do ChatGPT para transformar a maneira como gerenciam condomínios e imobiliárias – em ações como automação de processos, personalização de atendimentos e, no fim do dia, uma gestão mais ágil e eficiente.
“Estamos em um momento em que é preciso transformar a maneira como nossos clientes atuam. E os ganhos de produtividade com uso de IA permitem que eles possam dedicar mais tempo para atender os clientes deles”, disse Joaquim Neto, o Joca, diretor de Produtos da Superlógica, na mesma entrevista.
Segundo Joca, já existem casos de uso em fase de piloto, que devem ser divulgados ao mercado em breve, ainda neste ano.
A própria Superlógica já havia desenvolvimento ferramentas como leitura de documentos para lançamento de despesas em ERP, em que o uso de IA mais do que dobrou os níveis de eficiência. Essa funcionalidade já foi disponibilizada para toda a base de clientes.
Com a integração do ChatGPT, os sistemas desenvolvidos pela Superlógica ganharão funcionalidades que vão desde assistentes virtuais para atendimento e resolução de dúvidas até análise preditiva de dados financeiros e operacionais.
Por meio de interfaces de linguagem natural, os gestores poderão automatizar a comunicação com moradores, responder a questões comuns, como solicitações de segunda via de boletos e agendamento de áreas comuns, além de gerar relatórios financeiros detalhados a partir de grandes volumes de dados.
Da mesma forma, segundo Perez, a parceria com a OpenAI vai contribuir com o treinamento dos times internos da própria Superlógica para que consigam desenvolver não só produtos como a própria lógica de uso da tecnologia. Profissionais estão sendo treinados e “empoderados”, de modo que novas soluções possam vir também “de baixo para cima” na maneira como a companhia faz o desenvolvimento.
Na big picture, a parceria deve potencializar o desenvolvimento de produtos e os negócios da Superlógica e alavancar o seu crescimento, no momento em que a companhia busca se estabelecer como um one-stop-shop do mercado B2B de condomínios e imobiliárias.
Leia mais: O iFood chegou a 100 milhões de pedidos no mês. O CEO diz por que é só o começo
A empresa cofundada e liderada por Carlos Cêra no começo dos anos 2000 movimenta cerca de R$ 35 bilhões em volume financeiro atualmente, com market share de mais de 50% do mercado endereçável na área condominial – são mais de 108 mil condomínios clientes.
Os produtos incluem softwares de gestão, de relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital.
Em outra frente de crescimento até mais acelerado, a empresa oferece soluções de tecnologia para imobiliárias: a base conta hoje com cerca de 4.000 empresas que são clientes, o que significa cuidar da administração de mais de 800 mil contratos imobiliários.
Para os próximos 3 anos, a empresa prevê chegar a 10.000 imobiliárias, o que representaria 25% do mercado endereçável.
“Estamos construindo um futuro em que a gestão de imóveis será cada vez mais conectada, digital e eficiente. Isso beneficiará tanto os gestores, que terão mais agilidade nas operações, quanto os moradores, que terão uma experiência mais personalizada e responsiva”, disse Carlos Cêra em nota.
Como parte da parceria, a Superlógica vai trazer executivos da OpenAI para o seu evento Next 2024, no próximo dia 19 em São Paulo, para discutir o impacto da IA na gestão das empresas do mercado imobiliário.
Leia também
André Penha, do QuintoAndar, tem nova missão: liderar uma startup de energia sem fio
OpenAI agora quer desafiar o Google com nova ferramenta de busca do ChatGPT
A volta do ‘sonho grande’: Loft vê nova fase após breakeven e estuda M&A, diz CEO